Dica de mestre: Como superar os 3 problemas mais comuns ao querer virar um mestre de mesa?

 Eae, eae!! Salve, salve pessoal!! Yarles Silva aque de volta para vocês!!E hoje vim com mais dum dica de mestre para vocês!!

 Observei durante os anos vários amigos meus tentando mestrar mesas, e vários problemas foram enfrentados por eles, na verdade alguns deles tinham muita vontade de mestrar mas foram  impedidos por x problemas. Espero poder ajudar vocês com essa postagem.



 Para mestrar  você só precisa querer se divertir

 Para começo de conversa você não precisa de nada especifico para querer mestrar, você pode querer experimentar esse mundo, jogar uma história de um anime ou filme, ou só conversar com seus amigos, seja por vídeo chamada ou presencialmente quando essa pandemia passar.
 Então não é assim que vamos começar essa postagem, mas queremos te falar dessa importante regra, você só precisa se divertir.
 Lembre-se bem dessa frase pois, esta frase vai ser útil no restante do texto.

O que te impede de fazer isso?



 A primeira coisa que eu percebi que atrapalha na hora de iniciar ou dar continuidade a uma mesa, e a vergonha. Pode parecer um problema simples mas não é. O mestre ou narrador é um jogador em que todos estarão constantemente prestando atenção, e além disso ele deverá falar em público e descrever muito do que acontecerá na sessão.
 Muitas pessoas tem problemas com autoestima, vergonha e até problemas mais sérios envolvendo nervosismo ou não como ansiedade e ou gagueira.

 A segunda coisa que eu percebi é que quando se mestra uma mesa, além dessa insegurança ao dar os primeiros passos, o mestre quer constantemente aprovação de outrem, dos jogadores é claro!! Ele quer saber se a aventura esta boa, se aquela cena foi bem discrita e se eles estejam empolgados assim.
 Um feedback negativo por mais que seja construtivo, desencoraja até mestres experientes, quanto mais um iniciante?

 A terceira coisa que eu percebi que  atrapalha mestres inciantes, é a mesa. Um mestre precisa de jogadores, mas lembra da primeira regra? se divertir certo? Já tentou exigir que um amigo seu assista um filme de terror sem querer? Mutos além de não irem, vão ficar com raiva de você. As vezes, não conseguir um grupo de amigos para jogar pode ser mais frustrante do que se imagina.

Como resolver isso?



 Não há uma receita de bolo, infelizmente, posso tentar ajudar ou dar conselhos, mas ainda se segue de caso a caso. Para tentar melhorar a segurança na hora de mestrar e ficar mais calmo pode ajudar se preparar para a sessão. Você fica mais confiante quando conhece um assunto, então leia os livros de regras bem, revise, faça anotações de tópicos mais importantes ou coisas que você tem dúvidas.
 Prepare música empolgante e as escute enquanto planeja, experimente ler bastante, isso vai te fazer gravar na mente coisas como construções de frases, pausas, orações e termos novos que você pode conhecer e adicionar ao seu acervo.

 Uma coisa que eu li em algum lugar e que se você se analisar e reconhecer seus erros você já vai estar preparado quando vierem lhe julgar por eles. Então, após a sessão, não peça o feedback ainda, reflita e anote o que você acha que fez bem ou gostou e o que tem de melhorar.
 Dai converse com seus jogadores e pergunte não só o que você tem de melhorar mas o que eles mais gostaram na sessão, foque nos pontos positivos também, isso vai te encorajar.

 Sobre a mesa, ou os integrantes em si, felizmente em mesas de RPG amizades são criadas e algumas duradouras e deveras saudáveis, caso você não consiga jogar com seus amigos ou montar uma mesa com eles, procure jogadores na sua cidade ou em um daqueles grupos no facebook para divulgação de mesas para mesas online, já que estamos em quarentena. Você pode acabar formando um novo grupo de amigos sem querer.

Concluindo

 Não diga para si mesmo que não pode fazer algo bacana assim, sem testar antes ok? todo mundo tem potencial para ser um bom jogador e um bom mestre também. É uma questão de perseverança, prática e muiiito trabalho, mas compensa e você vai ter momentos memoráveis em grupo.

Pósfacio

 Bem pessoal, espero que tenham gostado. Fiquem em casa, fiquem com Deus e Fika a Dika!!


Comente, compartilha, siga o blog!!



Comentários

  1. Eu tive muitas inseguranças quando fui mestrar pela primeira vez. Comecei a mestrar agora e até então estou gostando xP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E emocionante não e mesmo? Tudo de bom para você e sua mesa man!!!

      Excluir

Postar um comentário