Dicas para mestrar um RPG de apocalipse zumbi, part. 3

Hoje algo engraçado aconteceu. Fiz uma postagem sobre dicas para tunar um rpg de zumbis, apocalipse zumbi pra ser mais exato. Divulguei a materia no facebook como de costume e nos grupos de RPG em que faço parte, mas embora tenha levado curtidas, e vizualizações, um comentario chamou minha atenção.

No comentario um leitor falou que a ultima postagem sobre apocalipse zumbi fora ruim, e carente de conteudo,sem referencias,bem,tentei deixar de lado mas tem um lado bem ruim em min...eu sou teimoso...e quando algo martela na minha cabeça...ai fudeu...

Então aqui esta uma materia um pouco mais completa sobre o tema...embora que ache que ja tenha falado um pouco disso na primeira postagem das dicas...

Referências

Pra se ter ideias e preciso consumir conteudo, não da pra construir um muro sem tijolos ou pedras, então comece lendo e assistindo titulos sobre o assunto, como:

Resident Evil- resident evil tem jogos, livros,filmes e afins,a trama gira em torno de armas biologicas para a criação de zumbis e outras bizarrices alem do combate contra a organização Umbrella.

The Walking Dead- possui livros,hqs e principalmente uma serie, foca num grupo de pessoas tentando sobreviver a  um apocalipse zumbi.

The Nerd of Dead- um tom mais cômico de um apocalipse zumbi, a serie brasileira narra a vida de nerds que esperavam o apocalipse zumbi e os recebem de braços abertos.

A noite mais densa- pra quem se amarra em hqs, essa saga da Dc comics narra uma saga em que os herois são zumbificados.

Esses são so alguns exemplos, entretanto na minha opnião são muito bons.

Sistema de jogo

Um sistema de regras bem elaborado para narrar um apocalipse zumbi entre tantos que existem, na minha opnião e o Daemon. Este oferece ate sistema de sanidade para os personagens.
Nada impede entretanto que o mestre escolha outro sistema como o D20, Brotehood ou o Mighty Blade, com um pouco de adaptação das regras pode se jogar perfeitamente bem.
Os manuais citados podem ser comprados em versão fisica,sendo que o Mighty Blade, Brotehood e Daemon podem ser baixados em seus sites de origem (ou na  biblioteca elfica).

Trilha sonora

Desculpem mas salvo raras ocasiões me recuso a mestrar sem trilha sonora, por isso, percebi que o tom das musicas tem de ser difefente para algo assim.
Musicas comp Red Book da trilha sonora de Sherlock Holmes ou a trilha sonora de Drag me To hell que ganhou prêmios por ser uma das melhores trilhas sonoras de terror, funcionam que e uma blz e podem ser achadas np Youtube.

Campo de ação

Onde a campanha ou aventura vai se passar? Numa escola talvez, como High School of the Dead, numa cidade ou ate num navio ou avião (porque não?). Talvez ate a campanha se passe indo de cidades em cidades tentando escapar da praga, ha mapas das regiões, cidades e estados na internet. Ter alguns sempre em mãos pode ajudar bastante. Google maps seja louvado.

Suprimentos

Água,comida, armas,os personagens podem ja ter isso ou não...saques podem ocorrer nas cidades...e se algum zumbi morrer e cair em algum reservatorio de agua...a agua da cidade pode acabar contaminando os pdjs sem precisarem ser mordidos. Sempre se mantenha atento ao inventario de seus jogadores.
E lembre-se que so porque um deles pegou uma arma de fogo, não quer dizer que vai ter treinamento para dar red shot por ai.

Tipos de zumbi (vai que ne...)

Dependendo do sistema que voce escolher, geralmente ha a ficha de alguns monstros nele e não podemos esquecer dos classicos mortos vivos.
Mas qual ficha voce vai usar? A de zumbis classicos? Carniçais que para min são uma variação mais selvagem desses? Seriam eles como os zumbis de Stake Land(eu sei que são vampiros mas parecem zumbis) que o corpo com o tempo e mais rigido e dificil de penetrar com armas?
E falando de tipo de mortos vivos, eles correm? Se guiam por quais sentidos?? Se alimentam so de vivos ou entre si tambem?

Talvez sejam Crunks, aqueles apresentados em Maze Runner 2 que ate conseguem pensar.

E legal criar seus proprios tipos de zumbi tambem,crie e abuse a historia e sua.

Mechendo com o psicologico

Geralmente rpgs assim são quase jogos de sobrevivencia, e jogos assim mechem com o psicologico, mude os lugares costumeiros dos jogadores sentarem,experimente deixar maioria das luzes da casa apagada. De sustos neles quando tiver descrevendo uma cena.
Faça os se lamentar pela perda de entes queridos no jogo de verdade...a imersão no jogo e sensação de desconforto vai ser cada vez maior...so não exagere.

The End?

Como acaba um apocalipse zumbi? Ha um final feliz? Ha alguma esperança? Alguma cura? Nem sempre rpgs assim acabam bem mas o final pode ser como o de Maze Runner (alerta de spoiller)com os jogadores so encontrando um lugar isolado de toda aquela loucura para tocar a vida. De esperança aos jogadores e seus pdjs mestre...de lhes um motivo final para lutar.

Posfacio
Bem pessoal,ficamos por aqui, acho que ja dei as dicas que queria dar nessa serie de postagens. Quaisquer duvidas comentem, elogios tambem, criticas serão avaliadas e talvez agreguem mais algo a postagens futuras. Fiquem com Deus e Fika a dika!!! (Lembrando que para quem gosta de DC Comics, a ficha dele vem ai!!!)

Comentários