Nova regra para sua mesa: Estilo de Campanha

 Eae, eae!! Salve, Salve pessoal!! Yarles Silva aque de volta para vocês!! E hoje vim lhes trazer na mesma vibe da regra de Pontos de Companheirismo, a regra do Estilo de Campanha.

 Fiquei um tempo sem postar porque além do trabalho, agora estou fazendo pós graduação e tive dengue recentemente, fiquei lascado. Mas as mesas do zap zup ainda estão rolando, e um conflito que está sendo rotineiro nela me fez a criar esta regra que vim lhes mostrar agora.



Porque?

 Bem, talvez algum mestre ou jogador tenha passado já pela desconfortável situação de lidar com um grupo de jogadores numa vibe e um destoante, isso geralmente não e problema mas recentemente uma mesa minha literalmente acabou e todo mundo morreu por causa disso, fora algumas discussões em outras, já falei aqui várias vezes que o mestre pode sugerir livros, animes, filmes e jogos para que os jogadores fiquem todos no mesmo caminho, mas a bronca é quando um jogador destoa do que a mesa deveria ser e não recebe nenhuma punição caso isso faça metade de um vilarejo de inocentes morrer ou faça alguma arte pesada com um coleguinha de mesa.

Estilo de Campanha

 O estilo de campanha como os leitores já devem estar imaginando é bem ao pé da letra, é algo que você pode usar desde a sua campanha de D&D a sua de 3d&t ou Mighty Blade, anote uma caixinha no final da ficha dos jogadores com o nome estilo de campanha, e anote lá o estilo, isso vai servir para que todo mundo esteja direcionado para um mesmo lugar, explico mais sobre isso adiante.

 Imagine que você está jogando Pokémon, e um dos jogadores pede para que seu Charizard bote fogo em uma senhora no meio da batalha porque ela estava no caminho para atacar a equipe rocket, todos protestam, mas ele segue, no final da mesa o mestre percebe que ele não violou nenhuma desvantagem da ficha e interpretou bem, mas todos estão descontentes, porque não era bem isso que eles queriam jogar, como o mestre vai punir isso?

 Anote na parte do estilo de campanha um dos itens a seguir:

Coração Heróico: seja numa mesa de anime 3d&t com personagens jovens querendo destruir um vilão malvado e salvar o mundo, ou se tornar um mestre pokémon, esse é o tipo de mesa em que os jogadores deverão mesmo com suas desvantagens, tentar ao máximo darem o melhor para serem altruístas ou no minimo corretos, porque o cenário pede isso, pede cor, pede uma espada lendária e um jovem grupo de escolhidos.

Humanos como qualquer um: em uma mesa de medieval mais pé no chão, com mais sangue e ainda sim ausência de coisas pesadamentes explicitas como pessoas esvicerando os inimigos detalhadamente, esse estilo de campanha cabe bem, é aqui onde boa parte de medievais e até cyberpúnks se encaixam, uma aventura como a de Senhor dos Anéis ou Percy Jackson dependendo do nível pode ficar aqui, os personagens falham e cada um tem sua motivação, mas nada de ninguém no grupo extremamente bom de não beber e ser um santo ou mal de ter sua caravana de escravos elfos pessoal.

A beira do abismo: em uma mesa como Vampiro a máscara, Bojack Horseman ou até um Overlord da vida, personagens se traem, se matam, e não é necessário realmente haver um grupo, eles podem estar até contra si, uma dose de sangue ou carga emocional maior é aceita, e as coisas podem dependendo do mestre serem mais impactantes.

O abismo olha de volta: essa é a mesa em que tudo é permitido, todo mundo tem estômago, e nego resolveu levar Dark Sun e Jogos Mortais ao limite, pegou aquele velho manual de Chult divindade perdida e tá matando os jogadores aos montes, eles até se matam com frequência, os jogadores sequer precisam ter u vilão na aventura, os jogadores podem ser os vilões.




 Isso é mais como um acordo entre os jogadores e o mestre, anotado isso na ficha de todos ou com todos cientes de como vai ser o estilo da campanha, quando alguém estiver saindo desse padrão a mesa pode dar aquele puxão de orelha, mas caso o jogador ainda sim não queira cooperar, o mestre pode e deve com a mesa punir o jogador para que ele veja que aquilo custou alguma coisa ao seu personagem e que não e bem isso que a mesa quer, isso pode parecer chato, mas lembrem-se, o mestre é um juiz e um mediador também.

 Fiquei pensando no que poderia abranger todos ou maior parte dos sistemas de RPG para que os jogadores fossem penalizados, e vi que eles têm algo em comum, pontuação e xp. Tirando jogos como Violentina e Fate, onde o mestre não da xp e claro, vide abaixo:


  •  Se o sistema usar XP, o Jogador tem todo o seu xp zerado, caso o xp dele já esteja zerado, ou for pouco, regrida um nível ou o suficiente para que ele perca alguns pontos de personagem;

  •  Em sistemas que não tenham XP, tire um dos recursos do personagem que seja importante, como pontuação, dados ou cartas.

 Lembrando que eu vou testar essa regra assim como testei os Pontos de Companheirismo, recurso que ainda uso, se vocês testarem também podem falar do resultado seja comigo em privado nas redes sociais ou aqui nos comentários do Blog mesmo.

Pósfacio

Espero que tenham gostado. Fiquem com Deus, fiquem em casa e Fika a dika!!

Comentários