Perícias: como melhorar seu RPG com elas

 Eae, eae!! Salve, Salve pessoal!! Yarles Silva aque de volta para vocês, e hoje vim lhes falar de algo que está em nossas mesas em vários sistemas mas nem sempre exploramos bem, as perícias.

Player com lábia é complicado aliás...


Experiências que eu tive

 Eu mestrei uma campanha de D&D num cenário próprio meu que já cheguei a dedilhar sobre aqui, ele originalmente é do Brotehood, o Contos de um Dragão. Era a primeira vista de boa parte dos meus jogadores ao sistema D20, digamos que os manuais básicos do 3.5 são um pouco maiores que a enciclopédia Barsa então eles nunca se interessaram.

 Entre tendências, encontros com mortos vivos e talentos, percebi que um dos jogadores estava focando em Correr, isso mesmo, atletismo, em perícias e talentos que iam aumentar seu deslocamento e desempenho em situações que precisaria ser um pouco mais atlético e menos porradeiro, acontece que eu não sabia lidar com isso e notei que o jogador acabou ficando extremamente desmotivado, porque ele não tinha espaço e os porradeiros sim.

 No 3d&t eu tive dois casos, um em uma mesa de Matrix, em que jogadores queriam se aprofundar em perícias computacionais e a outra em uma mesa de Naruto 3d&t em que uma das jogadoras queria ser médica, beleza, o sistema não da certo suporte já que e mais galhofa, até tentou com o Defensor, mas o fato é de que se eu não consegui dar espaço a players que queriam se divertir amplamente assim, eu que falhei.

 E adoraria que nem eu nem vocês falhassemos mais.

Focando em coisas que não são combates

 Estamos carecas de saber que não precisa ter combate atrás de combate em RPG, dá pra ter muita interpretação, armadilhas, charadas (meus players devem ter se benzido ao ler charadas), mas também podemos propor outros tipos de desafios.

Não precisa ter combate sempre pra trama ser agitada


 Por exemplo, aquele meu player que havia focado em correr, eu poderia em alguma sessão ter feito uma perseguição numa cidade, em que eu pedisse além de testes de reflexos e destreza, também muitos das perícias dele em meio a uma cidade, eu já mestrei várias sessões frenéticas, e acredite, são memoráveis.

 No 3d&t eu havia tentado contornar ainda, em Matrix eu comecei a criar e dar pequenos poderes concedidos a jogadores, como "O observador: tomar o controle de câmeras de segurança cai uma graduação para você, cumulativo com perícia." em Naruto eu havia feito com que um NPC importante precisasse de uma cirurgia, e pedi vários e vários testes de medicina, de observar, coloquei redutores, e caso você tenha algum player assim, dá pra fazer isso com tudo.

 O player quer focar em Conhecimento? Crie ou estude a história do cenário e coloque testes que você sabe que vão agregar muito ao enredo e história principais, vai ler alguma coisa de Dan Brown.

 O player quer focar em adestrar animais? Todo mundo quer ter bichinhos de estimação, e se a campanha for mais séria, bota ele pra domar velociraptor em alguma cena tensa e os bichos colaborarem com ele, vá ver um jurassic word.

OBJEÇÃO!!! Digo...haja intriga


 O player quer focar em lábia ou diplomacia? Coloque intrigas e outros personagens que ele tenha de enfrentar com palavras, ver Piratas do Caribe ou jogar Advogados de Primeira vai te dar ótimas idéias.


 Dá pra usar isso com praticamente tudo, até Costura (quem jogava minhas mesas lembrava da profecia).


Pósfacio

 Enfim, espero que tenham gostado Guys, estou trabalhando bastante, com ilustração, que bom que consegui um tempo para postar aqui, fiquem com Deus, fiquem em casa e Fika a dika!!

Caso queira nos apoiar, chega lá no PIcpay: @yarles.silva

Curta, comente, nos siga, compartilhe!!


Comentários