The master of role play: um pouco de como eu planejo minhas sessões!

Eae, eae, Salve, Salve pessoal Yarles silva aque de volta para vcs. Há vários jeitos de se jogar RPG, por ideia de um dos meus players(Danilo- o moderador do ceifador) adotamos um sistema de vez. Por exemplo: eu escolho um rpg para jogar que vai durar dez sessões, pode ser um medieval, piratas, espacial ou até um rpg de anime, ai depois das dez sessões outro player escolhe mais um para se jogar 10 sessões e assim sucessivamente.
O rpg atual a minha mesa é um rpg de piratas(chamado PIRATAS- originalidade da gente nota 10), que se passa num mundo paralelo de fantasia. Esse RPG ficou tão bom, que quando acabaram as 10 sessões o player seguinte escolheu estenderele(!), assim o deixando com 20 sessões(!). O RPG já esta no fim então eu resolvi dar uma colher de chá para vcs e mostrar um pouco de como eu to planejando ele, me organizando e preparando o material de jogo. Então vamo lá:
Caderno

É, eu geralmente levo um ou 2 cadernos para anotar coisas, frases ou cenas importantes do rpg, tabelas de armas ou quaisquer coisa que eu precise ter sempre a mão. Eu só usava um no inicio mas, bem eu me empolguei e hoje em dia uso 3. Um para tabelas de armas, outro com descrição da aparência de npcs e o adquirido mais recentemente eu uso para anotar a ficha de todos os npcs que os players vão encontrar agora nessa ultima campanha.
Escudo

Esse é o meu escudo do mestre, eu armo ele em pé na minha frente para que os meus players não vejam minhas rolagens de dados, fichas de npcs, e qualquer outra coisa que eu esteja usando na hora de mestrar. Esse eu fiz bem simples, só arrumei umas folhas com desenhos legais do manual 3d&t alpha, coloquei o nome RPG já que a minha mesa não tem RPG fixo, plastifiquei e uni as folhas com fita adesiva. É ele que quebra meu galho quando eu quero manipular algumas rolagens...
Ilustrações

 Eu acho legal introduzir numa sessão aqui e ali, uma ou outra ilustração. Geralmente eu sempre levo uma ou duas de NPC´s, em papel pficio mesmo. Para as ultimas agora como eu quero causar uma melhor impressão a galera, optei por usar o tamanho de meia folha de papel 40. Se vc não souber desenhar não tem problema, eu também usava imagens impressas da netem algumsRPGs meus.
Fichas

 A boa e velha ficha de personagem. Eu aconselho que ela fique com o mestre, da para se ver se alguém esta calculando algo errado nela sem querer. E da para saber a situação dos Personagens dos Players mais claramente que numa sessão de jogo. A ficha acima é a ficha que eu fiz para essa ultima campanha, já que a ultima tava meio rasurada e eu quero que as ultimas sessões de piratas fiquem na memória.
Idéias

 Um grande amigo meu me disse uma vez que toda idéia necessita de matéria prima. Não adianta em nada ter tudo para mestrar com nehumaidéia que valha a pena. Leia muito, desde quadrinhos a livros e assista bons filmes, pense, repense. Derrepente aquela ideia tosca que vc baseou num filme não seja tão tosca assim.
Hora do Role play

 Para planejar a minha campanha, eu contei com a ajuda dos players(!!!!), sim, é isso mesmo. Eles me ajudaram em quase todo o RPG com ideias de inimigos, encontros, ilhas, desafios, nomes e por ai vai. Em geral quem mais me ajudou foi Geterson(Jetinho), grande amigo de longa data e agora mais recentemente Ricardo(Poi) começou a me ajudar também. Atenção, é importante que se quiser a ajuda dos players, tenha em mente que eles vão ficar sabendo do que vai mais ou menos acontecer no jogo e que ele ajudando ou não, não vai poder apelar na história. Fora que o mesmo vai ter que guardar segredo de tudo que sabe. Jetinho e Poi me ajudaram dentro desses parâmetros chegando as vezes a ferrar com o próprio personagens e o resto da mesa por ideias que eles mesmos deram(kkkk). Leve sempre material básico com vc, é o que eu faço (ou tento fazer), desde lápis, borracha e dados a músicas de fundo no celular.
Bem galera, fora isso eu também aconselho o uso tabelas de inimigos para alguma atitude de players que levem a um encontro inesperado pelo mestre, nelas vc faz a ficha de alguns inimigos em ordem crescente de poder e depois os nomeia como fraco, médio, forte, s. forte, bubyu... acreditem isso já salvou minhas sessões muitas vezes. Kkk
Beleza galera, espero que tenham gostado e que isso possa ter ajudado vcs. Fiquem com deus. Fika a dika.
em isso já salvou minhas sessões muitas vezes. Kkk
Beleza galera, espero que tenham gostado e que isso possa ter ajudado vcs. Fiquem com deus. Fika a dika!

Comentários