Humor, dicas de como usa-lo na sua mesa

“Minha brasiia amarela, ta de portas abertas!”, mals ae pessoal, escutando mamonas assassinas. Que tal assim: eae, eae, Salve, salve pessoal! É sobre isso mesmo que eu quero falar com vocês hoje galera, sobre comedia e como usa-la em suas sessões.
Primeiro, fique bem claro que depende muito do tipo de narração que o pessoal da sua mesa tão acostumados. Existe a narração mais detalhada e seria tal como um livro que da mais profundidade ao jogo, e existe a descrição mais rasa que não tem muitos detalhes e preza mais a velocidade do jogo.
Tomamos como exemplo então, lord of rings, star wars ou qualquer outra serie de sucesso que tem assim como toda (ou quase toda) franquia de filme, serie, anime ou quadrinho um ou outra piadinha para descontrair a tensão e provocar desde simples risinhos a boas gargalhadas.
A menos que sua mesa seja overpowerseriaaoextremo, hora ou outra um player ou o mestre vão fazer alguma gracinha que seja. É claro ai entramos no assunto do tamanho que a comedia vai representar na sua trama. Um npc ou um player vez por outra faz uma piada, ou ate o mestre alguma brincadeira com o player tudo bem, ate para sessões em ambientes mais sérios como vampiro a mascara ou algo nessa linha. Há também o humor acidental:”po paladino, u so tira um velho!kkkkkk”, ambos bem normais.
Há o personagem engraçado: tipo o galeguinho que eu esqueci o nome de residente evil condenação, ou o ninja de afro samurai, que podem diminuir a tensão de uma campanha se ela ficar muito seria, porque pare para pensar, a principal regra do rpg é se divertir, tudo bem querer um jogo serio mas as vezes a linha “ditadura militar” pode estragar suas sessões de jogo.
Há ainda o personagem trapalhão: jar jar binks do star wars lembra? Ele vivia fazendo trapalhadas, ao ponto delas salvarem ele diversas vezes numa guerra brother, acredite isso faz com que os players geralmente sintam um certo apego ou carinho pelo npc em questão.
E há o npc que é uma piada: no meu antigo rpg de piratas um player tinha um papagaio chamado pirapiroti que usava armas(ta vendo já como é, né), lutava mais que nem todo mundo na mesa(é eu sei o que vc ta pensando) e tinha 2 r.50 que nem o rambo maluco!!!!!
Eu sei é insanidade, mas a existência de algo assim num RPG fez dele próprio uma piada! E os players gostaram dela, varias e varias vezes ele nos fez dar boas risadas, e o apego a ele chegou ao ponto de players se jogarem na frente de ataques para defende-lo. Outro npc meu que era assim se chamava Diego e ele era veado(!!!!!!!!!!!!), pior, ele era apaixonado por um dos players da mesa e era da tripulação da galera(!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!). perae que eu to rindo ate agora mano, e assim como pirapiroti, esse npc era querido por todos da mesa e nos rendeu varias e varias gargalhadas-kkkkkkkkkkkkkk.
Há tambem um modo bem pratico se o seu rpg não exigir um ambiente muito serio: bote um ou outro nome de npc de um jeito bem esdruxulo: como exemplo eu cito que eu já usei- matarius, assassanius, rameira, trepadeira azul (KKKKKKK) e por ai vai,kkkkk caraca trepadeira azul, ainda não acredito que eu usei esse cara na minha mesakkkk.
Dosagem
Essa é a pare mais importante, lembre-se uma partida de rpg tem que ser seria. Pelo menos uns 90% dela, ela tem que ser solida sabe. Tudo bem colocar um papagaio que tem o poder de virar um dragão como inimigo, ou os heróis entram na sala do vilão final e ele esta de ceroulas, mas não se empolgue e va além da conta. Não bagunçe muito as coisas, imagine se no final do senhor dos anéis o olho de sauron ficasse rosa, frodo dissesse que é homen( o que todo mundo sabe que não é verdade), legolas beijasse glimim, e Gandalf puxasse um baseado? Eae velho? Estragou a historia por deixar com que o humor extrapolasse ever. O humor é apenas um pedaço da grande aventura que é o RPG, além dele ainda existe a aventura, a ação, o amor, o medo, o suspense, a esperança, todos esses devem ser usados na dosagem certa que cabe ao mestre e ao seus players utilizar da maneira mais adequada as suas sessões.
Bem, galera espero que eu possa ter ajudado, não exagerem na dose hein? Fiquem com deus ae. Fika a dika!

Trepadeira azul kkkkkkkkkk...

Comentários