Como fazer um bom... The end



Eae, eae! Salve, Salve pessoal! Yarles Silva aque de volta para vocês! E hoje eu quero falar sobre um assunto muito importante no rpg: o the end.
Beleza, vocês se cansaram de matar dragões, correr por masmorras, ou de salvar o mundo ninja, então surge a ideia de jogar outro RPG, ou de começar com novos personagens, mas vamos analisar a situação.
Nada contra querer dar uma variada no RPG mas, vocês passaram um tempo do caramba interpretando um personagem em uma aventura épica para ir e... acabar do nada?
Se fosse um filme? ou uma serie? Se dr. House fosse cancelado no penúltimo episodio da serie? se naruto acabasse com madara ainda vivo e sem haver o desfecho da guerra? se em lord of rings Tolkien tivesse abandonado o projeto na metade? Mas RPG não é um filme, você me diz. Mas eu digo, RPG tem algo em comum com todos esses títulos que eu citei: RPG e uma historia.
Converse com seus players para narrar uma ultima sessão, um final para a historia, além do mais nossos personagens por mais que seja um jogo, merecem um pouco de respeito, não acha?
Mas, beleza, o pessoal topou, ai ficou a bronca, como preparar um bom final? Não tema! Deixa eu passar umas dicas para vocês:
1.       É o capitulo final então, ponha isso na sua cabeça, não pode ser uma aventura comum cara, então cancela os orcs costumeiros e as coisas de sempre, você vai ter que se superar dessa vez.
2.       Defina o vilão. Se a historia já tiver um vilão fatal pra ser derrotado, tudo bem, mas se não, crie um novo e lembre-se de dar uma explicação logica para ele querer ferrar com os caras.
3.       Esqueça o passado. O passado não era verdade, o líder do grupo morreu na segunda sessão? Errado! Era tudo um plano, ele forjou a morte e era um espião inimigo, toda grande saga tem sempre um segredo a ser revelado no fim: Luke, eu sou seu pai.

4.       Todo mundo pode morrer, é cara qualquer um do grupo pode vir a óbito, é o capitulo final, quer queira ou não, acidentes acontecem, e um teste de morte pode acabar dando 6...
5.       Os objetivos serão concluídos aqui. O que fulaninho quer e vingar a honra da família matando aquele espadachim desgraçado? Faça o espadachim trabalhar para o vilão. Não deixe pontas soltas do objetivo de ninguém, é hora de matar ou morrer.
6.       A batalha sera de proporções titânicas!!! Lord of rings, Harry potter, a batalha do apocalipse, the maze runner, pense no desafio mais absurdo e avacalhado de seus players vencerem, multiplique por dois e deixe apenas uma pequena margem de sucesso no que quer que seja a missão final.
7.       Chega de joguinhos. Deixe os players mais soltos nesse capitulo, o vilão aparecera mais, as tramas serão reveladas.
8.       Remeta ao inicio, volte as origens, ligue a ultima missão as primeiras, explique o porque no jogo, o retorno da liga das sombras, o retorno ao labirinto da wicked, traga o passado para o agora!
9.       Uma formula bastante interessante que eu notei para se utilizar no final é o agente duplo duplo. Lemba do Seveo Snape que era do bem o tempo todo? de Dath Vader e sua redenção? Utilize isto! Talvez o vampirão que chacinou uma cidade duas campanhas atrás tenha feito aquilo para desbaratinar um ritual satânico que ia por fim a vida de todo o mundo do gupo. Deixe os players pasmos com a verdade por tras da verdade!

Bem, pessoal espero ter podido ajudar ae fiquem com deus e Fika a dika!


Comentários

  1. Realmente muito boa a matéria, parabéns! Não sei se sou um bom ou mau mestre por isso, mas eu planejo o fim para TODAS as minhas campanhas... obviamente, não são todas que chegam lá (na verdade, só umas 3 campanhas chegaram), mas quando chegam geralmente são as mais lembradas e mais fodas de todas. Uma coisa que acho legal também no "the end" é o momento que fim levou: após o fim, cada jogador dá uma palavrinha sobre o que aconteceu com o personagem dele depois da campanha. Eu fiz isso várias vezes, e realmente saiu muita coisa boa! (e também muita zoera, como um halfling que deu uns pegas na irmã de um xerife que tinha um relacionamento secreto com a mãe dele, só por vingança, e por isso virou um foragido procurado...)

    ResponderExcluir
  2. poxa kato vlw ter lembrado do "que fim levou" e eu to rindo ate agora do lance do halfing kkkkkkkkkkkk muito bom. vlw ae mano

    ResponderExcluir

Postar um comentário