Eae,
eae! Salve, salve pessoal! Yarles Silva aque de volta para vocês! E hoje vamos
falar se deus quiser sobre criticas ao mestre.
Você
planejou a história a semana inteira, se matou de ler os manuais, fez escudo do
mestre novo, fez um bilhão de props e até baixou trilha sonora. Ai chegou a
hora e no meio da sessão um player manda um: “ a sessão foi uma bosta”.
Ok
amigos, eu já passei por isso e algo me diz que talvez não tenha sido a ultima
vez. O negocio é o seguinte:
1.
Não dê motivo: cara, a menos que
você seja um viciado de carteirinha (ta bem, eu também sou, mas deixa quieto)
que joga de manhã de tarde e de noite e joga todo dia, planeja as coisas cara!
No tempo que você tiver entre uma sessão e outra, tira uma hora no mínimo por
dia, ou até menos dependendo de como você se organiza, para pensar e planejar
uma boa sessão, ok, tem vezes que chegar lá e improvisar fica numa boa, mas tem
vezes que a história já ta avançada e complexa demais para avançar sem um pingo
de planejamento por parte do mestre.
2.
Falo nada, só mestro: sempre vai
ter um ou outro player que vai te criticar. Não bata boca. Além de atrapalhar a
sessão que você passou tanto tempo planejando, você discutir pode esquentar as
coisas na mesa e pode ter coisas bem além dos bate bocas (e a sessão de MMA de
hoje será entre...). Mostre ao player no jogo, que tudo aquilo que aconteceu
tem cabimento lógico, e coerência com a história. Ele mesmo, com o tempo,
admitindo ou não, vai perceber que estava errado quanto a você, ou no mínimo,
você vai ficar de consciência limpa que não fez merda.
3.
Modere as coisas: as vezes, as
criticas tem um fundo de verdade, analise do que o player ou players
reclamaram, será que a mesa um ta virando um pvp e deixando de ter historia
não? Será que você não ta botando desafios muito fortes para eles não? Use as
criticas deles para melhorar suas sessões de jogo, e se alguém fizer uma
critica que não ajude, bem... primeiro você conta de um até dez...
4.
Você tem valor cara: olha mano,
como disse o Jackie Chan, esperar e não fazer nada são coisas diferentes. Saber
ouvir as criticas em silêncio e tentar melhorar seu jogo, e demonstrar que as
coisas no jogo na verdade tem cabimento e você não esta apelando é algo
totalmente diferente de você abaixar a cabeça e aguentar pedrada mano. Eu já
tive player que saiu da minha mesa porque não aguentava mais a galera me
desconsiderar na mesa e ignorar minha história, o que é pior que uma crítica
aliás. Uma mesa de RPG, embora agente brinque e coisa e tal, além de ser
divertida tem que ter um mínimo de respeito mutuo pra ninguém querer brincar de
street fighter live action. Entenda que como mestre, vai ter vezes que você vai
ter que parar, raciocinar e dizer “oh cara, tu não pode me criticar porque tamo
na metade da aventura e tem muitos segredos para ser revelados ainda”. Ou “o
mano, tu não pode criticar esse ultimo encontro aleatório, porque foi
aleatório, e eu joguei o dado na frente de vocês”. De um pouco de valor ao modo
como você mestra mano, se respeite primeiro para ter o respeito dos outros.
Beleza galera, era isso ai que eu queria dizer
para vocês, espero que tenha ajudado. Fiquem com Deus e Fika a dika!
Eu já sofri críticas de um jogador ao mestrar num evento de RPG aqui de Brasília. Ele simplesmente interrompeu o jogo, disse que eu tinha que ser mais dinâmico como mestre, e saiu para almoçar levando o resto dos jogadores com ele. Fiquei destruído, mas um outro jogador da mesma mesa fez sugestões para melhorar o sistema de jogo que eu havia criado, então apliquei mudanças rápidas ao sistema durante o intervalo, consegui novos jogadores e mestrei a aventura até o fim com sucesso. Minha dica para quando se é criticado é que é importante não engolir sapo e saber dar a volta por cima.
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