Criticas ao mestre, tem que saber levar manolo


 Eae, eae! Salve, salve pessoal! Yarles Silva aque de volta para vocês! E hoje vamos falar se deus quiser sobre criticas ao mestre.
 Você planejou a história a semana inteira, se matou de ler os manuais, fez escudo do mestre novo, fez um bilhão de props e até baixou trilha sonora. Ai chegou a hora e no meio da sessão um player manda um: “ a sessão foi uma bosta”.

 Ok amigos, eu já passei por isso e algo me diz que talvez não tenha sido a ultima vez. O negocio é o seguinte:
1.   Não dê motivo: cara, a menos que você seja um viciado de carteirinha (ta bem, eu também sou, mas deixa quieto) que joga de manhã de tarde e de noite e joga todo dia, planeja as coisas cara! No tempo que você tiver entre uma sessão e outra, tira uma hora no mínimo por dia, ou até menos dependendo de como você se organiza, para pensar e planejar uma boa sessão, ok, tem vezes que chegar lá e improvisar fica numa boa, mas tem vezes que a história já ta avançada e complexa demais para avançar sem um pingo de planejamento por parte do mestre.
2.   Falo nada, só mestro: sempre vai ter um ou outro player que vai te criticar. Não bata boca. Além de atrapalhar a sessão que você passou tanto tempo planejando, você discutir pode esquentar as coisas na mesa e pode ter coisas bem além dos bate bocas (e a sessão de MMA de hoje será entre...). Mostre ao player no jogo, que tudo aquilo que aconteceu tem cabimento lógico, e coerência com a história. Ele mesmo, com o tempo, admitindo ou não, vai perceber que estava errado quanto a você, ou no mínimo, você vai ficar de consciência limpa que não fez merda.
3.   Modere as coisas: as vezes, as criticas tem um fundo de verdade, analise do que o player ou players reclamaram, será que a mesa um ta virando um pvp e deixando de ter historia não? Será que você não ta botando desafios muito fortes para eles não? Use as criticas deles para melhorar suas sessões de jogo, e se alguém fizer uma critica que não ajude, bem... primeiro você conta de um até dez...

4.   Você tem valor cara: olha mano, como disse o Jackie Chan, esperar e não fazer nada são coisas diferentes. Saber ouvir as criticas em silêncio e tentar melhorar seu jogo, e demonstrar que as coisas no jogo na verdade tem cabimento e você não esta apelando é algo totalmente diferente de você abaixar a cabeça e aguentar pedrada mano. Eu já tive player que saiu da minha mesa porque não aguentava mais a galera me desconsiderar na mesa e ignorar minha história, o que é pior que uma crítica aliás. Uma mesa de RPG, embora agente brinque e coisa e tal, além de ser divertida tem que ter um mínimo de respeito mutuo pra ninguém querer brincar de street fighter live action. Entenda que como mestre, vai ter vezes que você vai ter que parar, raciocinar e dizer “oh cara, tu não pode me criticar porque tamo na metade da aventura e tem muitos segredos para ser revelados ainda”. Ou “o mano, tu não pode criticar esse ultimo encontro aleatório, porque foi aleatório, e eu joguei o dado na frente de vocês”. De um pouco de valor ao modo como você mestra mano, se respeite primeiro para ter o respeito dos outros.

 Beleza galera, era isso ai que eu queria dizer para vocês, espero que tenha ajudado. Fiquem com Deus e Fika a dika!

Comentários

  1. Eu já sofri críticas de um jogador ao mestrar num evento de RPG aqui de Brasília. Ele simplesmente interrompeu o jogo, disse que eu tinha que ser mais dinâmico como mestre, e saiu para almoçar levando o resto dos jogadores com ele. Fiquei destruído, mas um outro jogador da mesma mesa fez sugestões para melhorar o sistema de jogo que eu havia criado, então apliquei mudanças rápidas ao sistema durante o intervalo, consegui novos jogadores e mestrei a aventura até o fim com sucesso. Minha dica para quando se é criticado é que é importante não engolir sapo e saber dar a volta por cima.

    ResponderExcluir

Postar um comentário