Improvisação no seu RPG

  Aloha, eu aqui de novo e dessa vez pra falar de algo que todo mestre de RPG já passou pelo menos uma vez na vida. Os chega o dia da sessão e você não teve tempo de planejar nem uma linha do que ia acontecer no jogo. Sem duvida o que qualquer mestre faria é improvisar! A improvisação permite jogar aquela sessão não planejada sem maiores problemas, porém mais do que isso, pode ser uma experiencia de veras divertida. Aqui vão algumas dicas para deixar suas improvisações mais divertidas.

 Esteja Preparado



É muito útil ter algumas fichas de monstro separadas para o caso de um eventual improviso. Algumas fichas variadas, com monstros de locais diferentes. Alguns monstros encontrados normalmente em masmorras, em pântanos, em cidades, em florestas, e assim por diante. Também vale a pena criar algumas armadilhas, para variar o tipo de desafio. Ter desafios guardados assim é muito útil pois vão poder ser reciclados varias vezes.

Tabelas

A maneira mais divertida de improvisar provavelmente é usando tabelas. Você pode usar uma só, sorteando os monstros que vão aparecer, ou varias para sortear vários detalhes da sessão. Uma boa ideia é usar 3 tabelas:

Local

Uma tabela para sortear o lugar para onde os jogadores estão indo. Você pode rolar um dado de 6 lados(d6 para os mais íntimos) e ver qual o resultado. Exemplo:


  1. Uma Floresta.
  2. Desertos escaldantes.
  3. Um vilarejo simples.
  4. Uma enorme cidade.
  5. Os pântanos de sei-lá-quem.
  6. Um extensa rede de tuneis.

Motivo

Por que os jogadores estão indo para esse lugar? Você pode escrever algumas opções. Exemplo:


  1. Por que os moradores locais pediram ajuda. 
  2. Lá é o único lugar em que cresce uma erva medicinal rara. 
  3. O lugar abriga enormes tesouros. 
  4. Vingança!
  5. É o único caminho para chegar em outro lugar que o grupo quer(ou precisa) ir. 
  6. Alguém foi raptado e levado para esse lugar.
Recompensa 

Tabelas de recompensa são muito manjadas, com ela você pode rolar aleatoriamente a recompensa dos seus jogadores no  fim da aventura.

  1. Ouro.
  2. Armas Magicas.
  3. Um Remédio Raro.
  4. Um mapa que vai lhe levar para outra aventura.
  5. Um item amaldiçoado(Por que não?)
  6. Um castelo ou algo do tipo.
A cola 

Bem, depois de usar três tabelas assim, é ai que entra o improviso de verdade. Você deve criar uma "cola" que ligue os itens das 3 tabelas. Por exemplo:

Eu rolo três dados e obtenho 3 na primeira tabela, 6 na segunda e 6 na terceira. Agora eu penso um pouco, e já tenho um "Plot" pronto: Os jogadores estão descanando em um simples vilarejo de camponeses. Um nobre local, totalmente tirano, ordena que seus guardas levem a bela filha do taverneiro, pela qual o nobre tem um desejo incontrolável. O taverneiro aos prantos implora aos jogadores que resgatem a sua pobre filha das mãos do nobre lunático. Os jogadores então se infiltram no castelo, ou chegam descendo a porrada (ai é com eles), mais no final vencem o maligno lorde e recuperam a filha do taverneiro. Os moradores então, se vendo livres do tirano opressor, vem os heróis como seus novos lideres e benfazejos, e depois de muita insistência, os heróis ficam com o castelo do lorde e passam a ser responsáveis por aquele vilarejo.

Bem, isso é tudo, espero que seja bastante proveitoso. Até a proxima! 

Comentários