Esteja Preparado
É muito útil ter algumas fichas de monstro separadas para o caso de um eventual improviso. Algumas fichas variadas, com monstros de locais diferentes. Alguns monstros encontrados normalmente em masmorras, em pântanos, em cidades, em florestas, e assim por diante. Também vale a pena criar algumas armadilhas, para variar o tipo de desafio. Ter desafios guardados assim é muito útil pois vão poder ser reciclados varias vezes.
Tabelas
A maneira mais divertida de improvisar provavelmente é usando tabelas. Você pode usar uma só, sorteando os monstros que vão aparecer, ou varias para sortear vários detalhes da sessão. Uma boa ideia é usar 3 tabelas:
Local
Uma tabela para sortear o lugar para onde os jogadores estão indo. Você pode rolar um dado de 6 lados(d6 para os mais íntimos) e ver qual o resultado. Exemplo:
- Uma Floresta.
- Desertos escaldantes.
- Um vilarejo simples.
- Uma enorme cidade.
- Os pântanos de sei-lá-quem.
- Um extensa rede de tuneis.
Motivo
Por que os jogadores estão indo para esse lugar? Você pode escrever algumas opções. Exemplo:
- Por que os moradores locais pediram ajuda.
- Lá é o único lugar em que cresce uma erva medicinal rara.
- O lugar abriga enormes tesouros.
- Vingança!
- É o único caminho para chegar em outro lugar que o grupo quer(ou precisa) ir.
- Alguém foi raptado e levado para esse lugar.
Recompensa
Tabelas de recompensa são muito manjadas, com ela você pode rolar aleatoriamente a recompensa dos seus jogadores no fim da aventura.
Tabelas de recompensa são muito manjadas, com ela você pode rolar aleatoriamente a recompensa dos seus jogadores no fim da aventura.
- Ouro.
- Armas Magicas.
- Um Remédio Raro.
- Um mapa que vai lhe levar para outra aventura.
- Um item amaldiçoado(Por que não?)
- Um castelo ou algo do tipo.
A cola
Bem, depois de usar três tabelas assim, é ai que entra o improviso de verdade. Você deve criar uma "cola" que ligue os itens das 3 tabelas. Por exemplo:
Eu rolo três dados e obtenho 3 na primeira tabela, 6 na segunda e 6 na terceira. Agora eu penso um pouco, e já tenho um "Plot" pronto: Os jogadores estão descanando em um simples vilarejo de camponeses. Um nobre local, totalmente tirano, ordena que seus guardas levem a bela filha do taverneiro, pela qual o nobre tem um desejo incontrolável. O taverneiro aos prantos implora aos jogadores que resgatem a sua pobre filha das mãos do nobre lunático. Os jogadores então se infiltram no castelo, ou chegam descendo a porrada (ai é com eles), mais no final vencem o maligno lorde e recuperam a filha do taverneiro. Os moradores então, se vendo livres do tirano opressor, vem os heróis como seus novos lideres e benfazejos, e depois de muita insistência, os heróis ficam com o castelo do lorde e passam a ser responsáveis por aquele vilarejo.
Bem, isso é tudo, espero que seja bastante proveitoso. Até a proxima!
Bem, depois de usar três tabelas assim, é ai que entra o improviso de verdade. Você deve criar uma "cola" que ligue os itens das 3 tabelas. Por exemplo:
Eu rolo três dados e obtenho 3 na primeira tabela, 6 na segunda e 6 na terceira. Agora eu penso um pouco, e já tenho um "Plot" pronto: Os jogadores estão descanando em um simples vilarejo de camponeses. Um nobre local, totalmente tirano, ordena que seus guardas levem a bela filha do taverneiro, pela qual o nobre tem um desejo incontrolável. O taverneiro aos prantos implora aos jogadores que resgatem a sua pobre filha das mãos do nobre lunático. Os jogadores então se infiltram no castelo, ou chegam descendo a porrada (ai é com eles), mais no final vencem o maligno lorde e recuperam a filha do taverneiro. Os moradores então, se vendo livres do tirano opressor, vem os heróis como seus novos lideres e benfazejos, e depois de muita insistência, os heróis ficam com o castelo do lorde e passam a ser responsáveis por aquele vilarejo.
Bem, isso é tudo, espero que seja bastante proveitoso. Até a proxima!
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