Papo de mestre: Prendendo a atenção dos jogadores!!-Parte 1!!

 "Mestre:
-Vocês estão indo pelo cemitério em meio aos mortos, morrendo de medo.
Jogador 1:
-Eu vou indo em direção ao castelo do Lich.
Jogador 2:
-Paro pra estudar minha magia.
Jogador 3:
-Alguem ai quer Doritos?
Mestre:
-Ah vão se *****"

 Eae, Eae!! Salve, Salve pessoal!! Yarles Silva aque de volta para vocês e hoje trago algumas dicas importantes na hora de se mestrar: como prender a atenção dos jogadores!!
PqP!!


 Como é normal de nós mestres, passamos um bom tempo da nossa semana planejando como vai ser a sessão, criando NPCs, monstros e aventuras para narrar para nossos amigos, mas nem sempre sai tudo como esperado...
  Certas vezes os jogadores parecem nem dar bola para a nossa história, e alguem desvalorizar algo que você passou a semana pra fazer dá nos nervos de qualquer um.
 Então fazer quando isso acontecer? Discutir com os jogadores? Fechar a mesa? He,he, a resposta é bem simples aliás: entrar na dança.

Hora de reescrever o script
 

Seus jogadores estão achando a história chata? tão nem ai em investigar que esta sequestrando os moradores do vilarejo? Pegue sua historia, dobre, bote na bolsa e diga que aquele dragão colossal se liberta no meio do vilarejo e está com fome!!!!
 Matar eles? não, não, você entendeu errado, como mestre você sempre teve o poder absoluto para fazer isso, mas você numca fez porque? porque não é divertido, e a maior regra do RPG é a diversão, o que não quer dizer que o mestre não possa se divertir tambem ;)
 Dê sustos nos jogadores, vire o jogo drasticamente de uma forma que eles tenham que realmente correr ou usar a cabeça, que os prenda no jogo, todos os players que jogaram muito tempo comigo tinham fobia de quando eu dizia "tudo está na mais perfeita calma, o dia está lindo", porque já sabiam que o que viria depois não seria bom.

  Luke, eu sou seu pai


  Deixe pontas soltas, reescreva a história na sua cabeça, aquele velho que deu a missão, anote o nome dele no papel, o do taberneiro tambem, mais tarde você poderá usa-los, e se o taberneiro era um agente disfarçado da guilda dos ladrões para roubar um de vocês? e se o rapaz que deu a missão estava querendo levar o grupo para uma emboscada, sempre se deve dar aos jogadores e seus personagens um momento de descanso porque muita ação sem nexo enjoa, mas sempre, sempre há mais ganchos, mais pontas soltas, mais revelações, crie a sua própia teia de intrigas, talvez o vilão embora tenha ferrado vocês a seis campanhas, não seja tão mal assim e talvez o lider do grupo não seja o bom samaritano que todos pensam...

 Então você era o vilão, o mocinho, o velho e o cachorro???


 Não exagere. Uma coisa é colocar uma ou outra revelação em jogo para prender a atenção da mesa, outra coisa totalmente diferente é a cada cinco minutos uma revelação nova aparecer. entenda o ritmo das coisas, se você colocar muita coisa uma em cima da outra, seus players e até você vão acabar ficando perdidos na história e tmabém um pouco tontos.

Não mano!! Termina essa cena logo


 Sim, vai ser a sua recompensa, após uma sessão envolvente de RPG, seus players vão querer mais tempo de jogo, vão ficar mais ávidos por sessões e a sessão vai até virar assunto fora da mesa, com todos tentando prever quem era o inimigo que surgiu a frente do castelo ou quem iria ser o escolhido do dragão, essa é a hora que você da aquele belo sorriso e só para deixa-los mais curiosos fala: vai ter de descobrir no jogo...   

Pósfacio

 BEm galera, espero que essa postagem possa lhes ajudar em suas mesas de RPG, nas suas sessões de jogo, então Fiquem com deus e Fika a dika!!

Comentários