Spelljammer para 3d&t Alpha!

   Aloha! Hoje eu venho trazendo para 3d&t alpha a adaptação de um dos cenários mais interessantes que eu já vi para d20. Estou falando de Spelljamer!



   Para aqueles que não conhecem, Spelljamer é um cenário que se passa no espaço, ao maior estilo das Pulps dos anos 50. A principal diferença é que ao contrario da maioria das outras historia que aventura no espaço, a historia não se passa em futuro distante, e sim em um passado de fantasia medieval como o mundo de D&D. A diferença é que ao envés de se passar na "terra" ou qualquer que seja o nome do mundo do seu cenário, a aventura se passa no espaço!

O Inicio da Aventura 

   A maioria das aventuras de Spelljammer começa em um mundo comum de fantasia, como Arton por exemplo. Normalmente um grupo de aventureiros encontra um "Leme De Navegação" em algum tesouro ou ruína antiga, um item misterioso, não oriundo do mundo deles, e conhecido por pouquíssimas pessoas.



   Um leme de navegação tem a aparência de uma cadeira, que pode variar desde uma cadeira comum de madeira, até um sinuoso trono. Esse item aparentemente comum tem seu real proposito revelado quando colocado em um barco. Para ativa-lo é preciso que o "capitão" (Aquele que sentará no leme) seja capaz de lançar magias. Então ele perderá um numero de PMs que ficará preso no leme enquanto ele estiver ativo (não podendo ser recuperados nesse tempo), a quantidade de PMs é igual a resistência(sem escala) do navio a qual o leme foi acoplado. Uma vez que o leme for acoplado a um navio ele se tornará capaz de voar, recebendo a vantagem Voô. Enquanto sentado em seu leme, o piloto trona-se um só com a nave tendo seus sentidos ampliados e podendo sentir pelo tato tudo que ocorre na nave. Porém, enquanto está pilotando, não é possível lançar magias ou fazer ações que exijam extrema concentração.  

  Os navios podem ser conseguidos no jogo ou comprado como aliados, tendo uma ficha e obrigatoriamente a vantagem unica mecha. Os navios também possuem escala de poder variada dependendo do seu tamanho.

Mudanças na fisica



  No mundo de Spelljammer qualquer corpo, por menor que seja, pode comportar uma atmosfera. Então até uma pessoa que seja jogada no espaço terá uma pequena atmosfera em seu entorno, o suficiente pra respirar por meia hora. Um navio por exemplo tem uma atmosfera grande o suficiente para manter sua tripulação respirando de três a dez meses, dependendo de seu tamanho.

   O universo também funciona de maneira diferente, onde existem vários universos, cada um com seu planeta principal, e todos os astros que giram em torno dele. Cada universo se encontra dentro de uma redoma de cristal, enorme e virtualmente indestrutível (R e A 1000) no entanto algumas magias podem criar portais ou teleportar pessoas para dentro das esferas de cristal. Entre uma esfera e outra existe um enorme mar de phlogiston, um liquido colorido e brilhante altamente inflamável. Fora das esferas tudo é escuridão, onde somente phlogiston gera luz. Usar magias de teleporte ou criação de portais enquanto se navega no phlogiston é impossivel, a menos que esteja beirando uma esfera de cristal. As esferas de cristal boiam no mar de phlogiston como bolhas na água, podendo mudar de posição. Quanto mais perto estão duas esferas mais denso o phlogiston entre elas se torna, isso impede que elas colidam.

Tramas

  Essa adaptação visa só trazer um pouco do gênero como uma tela em branco, para que cada grupo pinte a sua própria historia. Muitas cosia podem ser pensadas, como por exemplo: Existe um panteão só para cada esfera? Ou cada conjunto de deuses tem poder apenas dentro de sua esfera? Quais são as raças e monstros que existem pelo espaço? Todos os planetas sabem que existem viagens espaciais?

---------------------------
Bem, espero que tenham gostado e aproveitem para jogar no cenário de Spelljammer! Se você você tiver uma critica, sugestão ou qualquer coisa que der na telha, não deixe de comentar! Também conte com o foi caso você tenha usado alguma adaptação do Ceifador, e historia da sua messa pode sair em um post! Então até a próxima pessoal, aloha!  


  






Comentários

  1. tá ai um cenário que eu sempre quis adaptar para a mesa de jogo. Cheguei até a procurar os livros do spelljammer num sebo, mas nunca achei. Vai fazer uma continuação para esse post ?

    ResponderExcluir
  2. Vou mestrar neste Cenário/estilo, mas em GURPS!

    ResponderExcluir

Postar um comentário