Ceifador 20.000!!! Entrevista com Rafael Thomaz e Tiago Junges!!


                                               

Eae,Eae!! Salve, Salve pessoal!! Yarles Silva aque de volta pra vocês!! E para comemorar as 20.000 vilualizações que ultrapasssamos aqui no blog entrevistei Rafel Thomaz do antigo RPG Vortex e atual grupo D30, e o criador do sistema de RPG Mighty Blade, Tiago Junges. Confiram Ceifadores:




Entrevista com Tiago Junges



1.como voce começou a jogar rpg?

Começei a jogar lá na decada de 90, quando surgiram os primeiros RPGs em portugues. Naquela época teve um grande BUM dos RPGs, e toda piazada sabia o que era. Começei narrar com AD&D e desde lá não parei mais. Comprei os fasciculos que vinham na banca pela editora Abril. Conheci o Planeta Proibído, uma loja de HQ e RPG, comprei todos livros do AD&D (3 livros imensos) e mais adiante comecei a jogar vampiro, entre outros.




                                     

2.você lembra da sua primeira sessao? 

A primeira vez que joguei eu não sabia o que estava acontecendo e nem tinha entendido direito, pois o mestre tava viajando. Tinhamos 12 anos na época. Eu adorava jogar o jogo de tabuleiro Heroquest (e eu sempre era o Zargon) então quando vi o AD&D pra vender nas bancas eu tive que comprar. Dai sim narrei meu primeiro jogo que considero meu primeiro jogo de RPG de verdade. Jogamos a aventura das Ruínas do Templo de Demara com meus primos e meu irmão. 

3.o que te levou a criar o Mighty Blade? 

O Mighty Blade nasceu de uma necessidade de encontrar um sistema simples mas funcional. Isso foi a mais de 10 anos atrás, e não tinhamos tido essa explosão de novos títulos que temos hoje. Não se tinha muita escolha, e a necessidade é o pai da invenção, não é? Começei usando ele para narrar com meu irmão menor (treinando o jovem padawan) e seus colegas. Um deles levou o sistema até os RPGs online (aqueles de chat) e a aceitaçao por lá foi imediata. Larguei meu material todo na internet e começei a jogar com o sistema dentro dos chats. Fazendo mesas com grupos variados foi a melhor maneira de fazer playtestes, e durante anos o sistema foi sendo moldado e polido assim. Muita gente tava ja narrando, e me mandava seus feedbacks.




 4.você esta envolvido em algum projeto de rpg de mesa?qual? pode nos contar um pouco? 

Sim. A equipe do Mighty Blade (eu, Luciano Abel e Domênico Gay) estamos trabalhando no sistema e virá coisa nova por ai! Só ainda não temos datas. Eu também estou para reescrever diversos dos nossos títulos da Coisinha Verde e é possível que veremos alguns destes em versão fisica também.






Entrevista- Rafael Thomaz





                                                   







[18h43 10/09/2015] Yarles Silva: Int mano

[18h44 10/09/2015] Yarles Silva: Quando você começou a jogar rpg?



[18h46 10/09/2015] Rafael Thomaz: Há 23 anos, em 1992. Eu tinha 9 anos


[18h47 10/09/2015] Yarles Silva: Uou mano, nove? 
[18h47 10/09/2015] Yarles Silva: Você lembra da sua primeira sessão?

[18h49 10/09/2015] Rafael Thomaz: Sim. Foi um primo meu que na época tinha trazido uma cópia em inglês do GURPS e bolou uma versão de ficha simplificada pra mim. 

[18h51 10/09/2015] Rafael Thomaz: Ele mestrou uma aventura curtinha pra mim. Mas foi algo que pra mim foi tão surpreendente que eu depois fui pra casa e fiquei pensando dias naquele jogo. 

[18h52 10/09/2015] Rafael Thomaz: Como não existia internet naquela época e era muito difícil obter manuais eu meio que criei o meu próprio sistema de regras (bem tosco) pra poder jogar com uns amigos. Mas era divertidíssimo e tenho amigos que são próximos até hoje por conta dessa época.



[18h54 10/09/2015] Yarles Silva: Voce criou um sistema de regras com nove anos? 
[18h54 10/09/2015] Yarles Silva: Uou 
[18h55 10/09/2015] Yarles Silva: Falando nisso, quanto ao seu antigo blog, o rpg vortex, o que te levou a criar conteudo pra rpg?


[18h56 10/09/2015] Rafael Thomaz: Não era nada elaborado ou equilibrado. Mas eu queria jogar e serviu aos propósitos naquela época. Era algo bem simples. Só com dados de 6 lados e rolava muito role play e pouca regra.

 [18h58 10/09/2015] Rafael Thomaz: Com o advento da Internet, eu reparei que eu tinha muitas ideias que eu julgava legais e queria compartilhar isso com outras pessoas. Eu meio que fiz o Blog pra atender uma demanda que era minha e que eu julgava que outros jogadores poderiam aproveitar. 

[18h59 10/09/2015] Rafael Thomaz: O problema é que a gente vai envelhecendo vêm as responsabilidades e o tempo vai ficando curto.



[19h00 10/09/2015] Yarles Silva: Sei como e, acho que todo mundo sofre com esse ponto
 [19h01 10/09/2015] Yarles Silva: Voce ainda faz parte do grupo D30? Pode nos contar como e o trabalho la?




[19h34 10/09/2015] Rafael Thomaz: Desculpa a demora o celular acabou a bateria


[19h36 10/09/2015] Yarles Silva: Tudo bem mano

[19h37 10/09/2015] Rafael Thomaz: O D30 surgiu há uns 8 anos. E a nossa proposta sempre foi promover uma maior integração entre os jogadores de Brasília. Inclusive o nome derivou dessa característica dos jogadores daqui. A gente brincava dizendo que o RPGista de Brasília era que nem um D30, todo mundo sabe que existe mas ninguém nunca viu. 

[19h44 10/09/2015] Rafael Thomaz: O nosso trabalho é esse. De cunho voluntário sem fins lucrativos mas procuramos ser o mais Profissionais possível. E nosso objetivo continua esse: promover o RPG como instrumento de interação social e fomentar a socialização entre grupos de RPG das várias cidades satélites da capita Federal.



[19h45 10/09/2015] Yarles Silva: O que voce espera pra o futuro do mercado dos rpgs de mesa aqui no brasil?

[19h44 10/09/2015] Rafael Thomaz: O nosso trabalho é esse. De cunho voluntário sem fins lucrativos mas procuramos ser o mais Profissionais possível. E nosso objetivo continua esse: promover o RPG como instrumento de interação social e fomentar a socialização entre grupos de RPG das várias cidades satélites da capita Federal.



[19h45 10/09/2015] Yarles Silva: O que voce espera pra o futuro do mercado dos rpgs de mesa aqui no brasil?


[19h49 10/09/2015] Rafael Thomaz: Espero que continue de vento em popa. Com lançamentos regulares de bons títulos estrangeiros em nossa língua. E uma abertura cada vez maior para a produção nacional. O cenário econômico não desanima tanto quanto antigamente por que hoje temos outros meios com os quais produzir conteúdo e até formas alternativas de publicação como financiamento coletivo fabricação de produtos no exterior entre outros.



[19h56 10/09/2015] Yarles Silva: Tem alguma menssagem ou recado para mandar para os leitores dessa postagem no blog? ^^


[20h01 10/09/2015] Rafael Thomaz: Sejam legais, estudem sempre, não deixem de ler, e pintou um tempinho. Joguem RPG, se DIVIRTAM e façam amigos




Pósfacio




Bem galera. espero que tenham gostado, e que mais vizualizações venham por ai!! Fiquem com Deus e FIka a dika!!!

Comentários

Postar um comentário