Dica de Mestre: enfrentando a frustração

Eae , Eae!! Salve, Salve pessoal!! Yarles Silva aque de volta para vocês!! E mais uma vez...metade da mesa faltou...


Imagine so pessoal, talvez alguns de vocês ja tenham passado por isso.
Você planejou tudo e seus players não deram valor, ou pior, faltaram, como lidar com isso?

No decorrer dos meus anos mestrando
Rpg ja enfrentei essa situação muitas  vezes.
Ao contrario do que voce pode pensar, geralmente o problema não e o seu enredo, mas vamos analiza-lo mesmo assim, hora de encontrar a raiz do problema:

Cheque o que a mesa quer jogar


Isso mesmo meu amigo, as vezes queremos tanto mestrar um medieval que não percebemos que a mesa quer jogar naruto por exemplo.
Comverse com sua mesa para ver se vocês entram em um consenso.

Conflitos entre jogadores-mestres

O motivo tambem pode ser porque esta havendo algum tipo de conflito entre voce e seu jogador, e ou entre seus jogadores.
Tente entender qual conflito e comverse com ambos para tentar resolve-lo.

Não estamos acostumados com o sistema

Imagine que sua mesa seja adepta do 3d
&t e você esta narrando em ded.
A estranhesa causada pode afastar os jogadores das sessões.

Problemas com a historia

As vezes porque colocamos desafios impossiveis de se escapar, as vezes porque colocamos npcs que parecem deuses, as vezes porque os players querem uma aventura mais realista e colocamos combates a la dragon ball ou vice versa, saiba o que seu publico quer.


Se valorize


 Essa e a dica mais importante desse post, tem jogadores que numca mestraram portanto não sabem a dificuldade que e ser um mestre
: preparar a historia, a ficha dos npcs, os
props, as miniaturas, resolver conflitos, improvisar, virar a madruga pegando referências.
E por isso criticam abertamente coisas que fazemos na sessão, sem do nem piedade, se valorize.
Se o jogador fez a babaquice de dizer que você e um mestre ruim, ou que fulano mestra melhor do que você, saiba se impor, mande a real, do mesmo jeito que você os respeita, merece ser respeitado.



Pósfacio

Bem galera, espero que tenham gostado. Fiquem com Deus e Fika a dika!!

Comentários

  1. Já passei por muita frustração nas mesas de RPG. Tanto por falta de colaboração de alguns jogadores, como por não conseguir mestrar determinadas cenas ou batalhas da forma como eu tinha imaginado na minha cabeça. Mas é isso aí: mestrar é uma tarefa árdua na qual vamos ficando melhores com o tempo.

    Como sempre digo aqui no seu blog, continue escrevendo, já que eu vou continuar vindo aqui sempre para ler e comentar o seu blog. Parabéns Yarles.

    ResponderExcluir

Postar um comentário