Rpg pode ajudar nos estudos?! Part.1

Eae, eae!! Salve, Salve Pessoal!!! Yarles Silva aque de volta para vocês!!! E vamos comversar...

E comprovado que RPGs melhoram nossa capacidade de raciocinio e trabalho em equipe, mas se pararmos para pensar, e se ele pudesse nos ajudar em nossas materias escolares? Ou ate em graduações de cursos superiores? E possivel? Vamos desmenbrar essa teoria:

Português

Seja online ou presencial, Rpgs aumentam nosso acervo lexical (faz a gente aprender mais palavras mano huahuahua tipo essa), e aumenta nossa capacidade de se comunicar, pessoas timidas podem se tornar mais soltas quando participam de uma mesa, fora que para ler dezenas e dezenas de paginas de regras para deixar seus personagens fortes, a leitura e bastante incentivada :).

Matemática

E claro que evitamos calcular funções quadraticas no decorrer das sessões (huahuayahua ce e loko cachoera) maaas, os constantes calculos de dano, pontos de vida, de magias, bbas, e afins com o tempo começam a ficar simples e faceis, seu raciocinio lógico começa a ficar mais afiado, pode crer.

Geografia

Seja descrevendo ambientes, fenômenos cataclismaticos, ou simplesmente traçando rotas para aventuras através de mapas, a geografia e bem presente nas descrições e se mistura com a narrativa, certas vezes esta tão bem presente que os jogadores realmente vão se sentir naquela floresta de coníferas no frio extremo fujindo daqueles mortos vivos...

Historia

Historia e a prova de que da para focar rpgs inteiros em uma materia, que tal uma campanha na segunda guerra mundial ou durante a ditadura militar? Normal demais? Então porque não coloca um pouco de sobrenaturalidade na trama? Eduardo Spohr provou em seu livro, Filhos do Eden, que da pra aprender historia e se divertir com batalhas emvolvendo anjos e demônios, e ja tive otimas experiências de jogo com isso ;).

Biologia

Aqueles pontos vitais, aqueles estudos de anatomia para apunhalarem o dragão precisamente, os testes de medicina porque poção de cura cura mas não faz milagre, biologia e muito importante em campanhas também, seja para determinar se seu personagem tem materiais para salvar alguem ou se aquele golpe realmente matou o monstro por ter lhe atingido uma arteria. Na saga Boo de Dragon Ball eu me diverti um bocado quando a galera entrou no corpo do Boo, e Toriko ta ai pra provar que da pra se divertir aprendendo mais sobre o sistema biologico seu e das criaturas.

Quimica

Seja num rpg mais interpretativo a la Braking Bad, ou em campanhas que mais se use o cerebro aos punhos, quimica e muito bacana de se aprender, um rpg de Fma e uma boa pedida falando nisso. Ideias originais como a da artista que transformou todos os componentes da tabela periodica em personagens podem lhe render booas horas de jogo, e ainda te fazer mandar bem nas provas.

Pósfacio

Bem galera, espero que tenham gostado!!! Na proxima vou trazer um exemplo de como rpg pode ajudar em cursos de graduação tambem!!! Fiquem com Deus e Fika a dika!!! ;)


Comentários