Dica de mestre: Como o RPG pode nos ajudar a enfrentar os problemas diarios?

      Por Yarles Silva e Graziela Carvalho
Eae, eae!! Salve, salve pessoal!! Yarles Silva a que de volta pra vocês!! E hoje vamos falar de RPG. O que nosso bom amigo te fez?
RPG de mesa e um jogo onde você cria um personagem e interpreta as ações dele junto com alguns amigos como um teatro improvisado. Parece uma grande besteira certo? Errado!!
Primeiramente o RPG faz com que seja estimulado o trabalho em equipe e isso levado para a vida pessoal do sujeito.

Alem disso  o mesmo estimula o raciocínio lógico, para sair conseguir resolver as situações feitas pelo mestre.Também observei que as quatro operações básicas são comummente usadas e com o tempo se tornam triviais.
Ao pegar o jeito do jogo, e bastante comum o jogador se empolgar com o seu personagem, desse modo ele cria uma historia para ele, faz planos e vibra com cada vitoria. Observei no decorrer de varias das minhas sessões que o emocional dos jogadores mudavam no dia a dia de acordo com o desfecho da ultima sessão.

O que nos leva a crer que sessões com desfechos tristes vão influir diretamente na mente do jogador, e que sessões boas também. Se sessões boas tem um efeito benéfico e o jogador estará arrodeado de pessoas trabalhando em pro de um objetivo em comum, creio que este estará fora da sua esfera de problemas diária, e ao voltar este não terá então assim mais força para enfrenta-los?
Vejam bem, não estou falando de uma fuga dos problemas diário porque alem do mais isso só agravaria a situação, mas sim de uma forma de adquirir um pouco mais de autoconfiança e bom humor para lidar com esses tais problemas.

A depressão e uma das doenças que mais afeta o cenário mundial, inclusive aquele que vos fala já foi e conhece varias pessoas depressivas. Sendo uma doença, a pessoa tem de se tratar, fazer visitas ao medico e se possível sempre estar cercada de amigos e encarar a doença, e e nesse ponto que ajuda o RPG.
Este não agiria como uma forma de fugir dos problemas, mas uma forma de se aprender como encarar um!!! E de se fortalecer para isso.

Um vinculo muito forte que já vi em varias mesas e o vinculo da Familia. Com o tempo de jogo, a amizade evolui, os jogadores já se sentem mais a vontade de compartilhar os problemas diarios, experiencias de vida compartilhadas e assim um ambiente familiar e construído, brigas são presentes e claro, mas geralmente dependendo dos individuos, com uma freqüência bem menor do que ocorre em nossas casas.

O fato e que já vi o efeito benéfico que o RPG pode ter na vida das pessoas, sendo assim, aconselho que o mesmo fosse jogado por todos. ^^

Pósfacio

Bem pessoal, espero que tenham gostado. Fiquem com Deus, Feliz ano novooo!!!!! e Fika a dika!!!

Comentários

  1. Sei como é bom jogar RPG! Posso dizer que fui salvo por ele.
    Excelente postagem!
    Feliz ano novo!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário