Papo de mestre, 6coisas que aprendi mestrando

Eae, eae...não, essa hoje vai ser seria pessoal, muito seria.

Alguns anos atras a mesa de D&D que havia em Moreno, não me queria nem perto deles, bem...eu não era alguem legal...certo eles, mas Caio, Caio Lima me deu uma força, e Danilo Borges tambem, eu mudei, mudei pra caralho, e então entendi como me portar.

1.Inclusão
Essa e a palavra, penso que ja cometi esse erro varias vezes, seja com Gabriel um amigo meu na faculdade, seja com Uo, outro amigo em Moreno, a vocês pesso desculpas, hoje vocês são bons amigos, e não me arrependo de ter lhes dado uma chance. Quando alguem te pede para conhecer o que e RPG, mostre...as vezes essa pessoa so quer pertencer a algo, e estar numa roda com amigos jogando dados e encarnando cenas heroicas em equipe e muito bom.

2.Familia
Eu, Vinicius, Jetinho, Danilo, Tablito, tantos outros, sei que são nomes que vocês não conhecem, mas Deus uniu a gente atraves desse jogo, não importa sua religião, não importa se você for um arruaceiro ou algo assim, as vezes amigos se formam de tardes de jogatina, e as vezes esses amigos podem fazer parte de quem você e...sim, mesas viram familias.

3.Você e um pessimo mestre de RPG
Eu ja escutei isso da boca do na epoca meu melhor amigo, apos ter me empenhado, baixado musica, feito campo de batalha, escrito e planejado a historia, feito escudo do mestre e tudo...bem, ai acontece um erro bem comum quando você joga RPG.
Vocês são uma familia, e do mesmo jeito que um tem de respeitar o outro, o mestre tambem merece seu devido respeito...não, ele não ta la pra servir vocês, ele não ta ganhando nada com isso, ele se empenhou, fez planos, leu as regras para ter uma tarde divertida com vocês. Então ao se referir ao mestre, se lembre que por de tras de um narrador, existe um ser humano propicio a falhas, e que sente frustração, incerteza e cria expectativas quanto ao que faz tanto quanto você.

4. De acordo com o manual...
Quantas e quantas vezes ao mestrar alguem não levantou a mão para falar que tal regra estava errada, ei, muitas vezes fazem isso para ajudar, folheamos o livro juntos e chegamos a um acordo, ou ate prosseguimos a cena e depois damos uma boa olhada na regra para usar a partir dali, mas nem sempre e assim...
A tabela de xp ta errada, que regra bosta, a regra ta favorecendo você, ta no manual, você trapaceou, são so algumas...são meus amigos la, irmãos, as vezes so tiveram um dia ruim...mas se eles tem a liberdade de falar do jeito que quiserem nas suas sessões você tambem tem.
Regra de ouro, esse e o nome, o mestre pode modificar qualquer regra ao seu bel prazer, e ira fazê-lo para o bem da diversão do grupo. Uma vez meu amigo Danilo teve um conflito em mesa, ele era o mestre, lembro-me ate hoje de que ele virou para o jogador e falou "se quiser sair da mesa, a porta da rua esta aberta".

Demorei incontaveis meses pra entender o porque daquela rispidez, então entendi, ele estava certo. De atras daquele escudo do mestre cercado de dados, ele era nosso amigo sim, mas tambem um juiz, um mediador, e não se trata com grosseria um juiz, um mestre não precisa levar na cara tudo o que dizem, e preciso ser humilde e escutar, admitir quando se esta errado, mas nunca aceitar ser humilhado.

5.Você ta do lado dele
O mestre no jogo e imparcial, ele não favorece ninguem, maaaas muitas vezes ha conflitos, entre os jogadores, fora da mesa, e por vezes os conflitos são jogados em você, como se você tivesse de escolher um lado. Amigos, amigos, negocios a parte.
Não tome lados, e o que acontecer fora da mesa fica fora da mesa. Se algum deles não quiser ser mais seu amigo ou te xingar pacas, não era tão amigo seu quanto você pensava...

6.Acredite
Acredite na sua mesa, nos seus jogadores, ensine-os quando preciso, ajude-os a galgar um caminho divertido com muitas batalhas e boas risadas juntos. Eu ja cheguei a beira de desistir, dos meus jogadores, do Brotehood, do Ceifaverso, do Ceifador Rpgista.
Mas eu não o fiz.
Porque ao ver aqueles jogadores, aquela familia sentada a minha frente, com suas faces avidas por min e minhas historias, eu senti.
Senti um fervilhar dentro de min, eu acredito...eu acredito que isso não e um simples jogo...acredito que coisas melhores virão, e acredito que não vão ser conflitos e brigas que irão derrotar tudo que eu e tantas outras mãos construimos, alem do mais ja derrotamos tarrasques, dragões e xixecais não e? ;)

E agora com o Ceifador Rpgista em todo seu explendor com mais de 400 postagens, milhares de vizualizações, curtidores e fans, e agora com seu sistema proprio, livro a venda e seu criador de pé...a aventura esta so por começar.

O que esta esperando para rolar os dados?

(Obrigado Caio Lima, Danilo Borges, Raphael Rhamos, Ericles Vinicius, Gilcelio Soares, João Paulo, Vagner Oli, Jefferson, Ricardo Soares, Leo e Renato, Uo, Anderson, Anderson(da Fg), Hadames Whart, Juliana, Thais, Felipe , Hugo, Thiago, Gemêos, Arthur, DareLyen, Wisllon Almeida, Eric Ellison, Black e White Saulo, Rosalia, Olivia Maria, Bandik, Lima, Bruno, Gustavo Borges, Prof. Alvino[que deus o tenha], Wandja kesia, Dayane, Joysylyn, Gabriel, Gabrierodess, Pablo, Hades, minha gigante Alana, Jean, Miau, Mano Jean, Darlene, Carol, Darius, Wemersonsafadão, Tony, Kleber, e a todos os outros que aconham essa enorme aventura ;) )

Comentários

  1. Vida longa e próspera para nosso querido mano Yaaaaaaaaaaarles, aka mano Ceifador! Tu sabe que és uma dádiva dos Shinigamis! Nháaa 💜
    Obrigado por ser a ótima pessoa, mestre e me dando a honra de ser jogador de uma mesa minha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário