Dica de mestre: Mestrando online na quarentena

 Eae, eae!! Salve, Salve pessoal!! Yarles Silva aque de volta para vocês!! Hoje eu vim lhes falar de como deixar o RPG online por texto, áudio ou vídeo melhor nesta quarentena!!

Saindo do aperto



  Provavelmente se você não tem muitas obrigações ou não está doente ou na linha de frente deve estar entre duas uma, ou levando tudo do melhor jeito que consegue ou pirando desenfreadamente.
 Dai surge a oportunidade de jogar aquele roleplay ou de continuar uma mesa presencial de forma online, uma boa oportunidade de sair do aperto e adiantar os planos da mesa, além de é claro de te distrair.

 Não é preciso entrar em uma plataforma especifica e mais voltada para isso se você e um marinheiro de primeira viagem, como o roll20 mas fique sabendo que elas tem muitas funcionalidades que vão facilitar sua vida.

Mas como disse não é preciso, você pode pegar um whattsapp da vida que agora suporta até 8 pessoas e jogar um RPG por videochamada. Por voz, é recomendado o discord, porque ele tem bot para dados, e suporta uma boa quantidade de pessoas, por texto, Whattsapp ou Telegram por maioria das pessoas terem e provavelmente já estarem usando a rede social para outras coisas durante as sessões.

Mas e o tempo de jogo?

 Quanto ao tempo de jogo vocês vão sentir menos o impacto se for por videochamada ou áudio, mas se for por texto, o tempo de sessão vai voar, porque uma cena que resolveriam em meia hora de jogo presencial, vai virar uma hora e meia ou mais, e isso dependendo do tempo que seus jogadores tiverem dispostos e disponíveis a jogar pode ser resolvido de duas formas:

Sessões longas como no-stops, sessões de 4, 5 horas, ou madrugada a dentro, mas a menos que geral teja desocupado isso deve acontecer com um espaço maior de tempo entre as sessões.

Sessões curtas mas em menor intervalo de tempo, sessões de 2 a 3 horas mas com maior frequência podem compensar a demora por mensagens de texto.

Ordem dos turnos



 É importante, o mestre se ater as ordens dos turnos e a quantidade de tempo disposta a cada um. Fulaininho quer tanto jogar quanto sicraninho, e o mestre deve trata-los iguais. Tente sempre deixar o grupo junto, para que todos possam interpretar livremente, ou, em caso de ter de separá-los separe-os em times, assim você fragmenta pouco a mesa.

 E sempre tenha um bloco de notas, ou o chat mesmo do grupo para anotar coisas importantes como nomes de NPCs e ordem de iniciativas em combates, além de marcadores de magia e tals.

Mas e os livros, fichas e dados...?

 È bem bacana separar e upar os livros que vão usar na mesa em algum lugar, para que todos tenham acesso, o google drive e o Telegram são ótimas opções, o Onedrive também.

 Sempre salve as fichas dos seus jogadores, e as separe, infelizmente os jogadores as vezes se atrapalham em contar seus pvs e pms, e você sempre terá de conferir se ele está errando em algo. 

 O sistema de dados depende da plataforma, algumas tem bots para dados ou isso já em suas funções, numa mesa por videochamada os jogadores podem rolar na sua frente, e se confia mesmo nos seus jogadores pode pedir apenas o resultado. Mas fique esperto, evite dizer a Classe de Dificuldade se desconfia que algum jogador está, digamos, calculando errado.

Descrição de Cenários e ambientação



 Você pode salvar fotos de ambientes para mostrar a seus jogadores do Pinterest ou do Deviantart, caso tenha habilidades de desenho, isso ajuda também, mas caso sua mesa consiga vizualizar bem os cenários você pode apenas descrevê-los.

 Quanto a ambientação, bote sua playlist de fundo no spotify ou no deezer, ou até no youtube, baixe as músicas se quiser, caso seja de texto, envie os links para o grupo, e sempre informe qual musica esta ouvindo no combate, dá certo, mestrei Tumba dos Horrores em 5e recentemente e todos nós estavamos por texto escutando as osts Darkest Dungeon no youtube.

Pósfacio

 Bem pessoal espero que tenham gostado!! Fiquem em casa, Fiquem com Deus e Fika a dika!!

Comente, compartilhe, siga o blog!!

Comentários