Primeiras Impressões: Fate RPG

  Eae, eae!! Salve, salve pessoal!! Yarles Silva aque de volta para vocês!! Recentemente comecei a testar outros sistemas de RPG com meus jogadores, além do mais estamos na quarentena e alguns deles já aprenderam todas as quebras do sistema, e venho lhes falar sobre um deles: Fate.


 De onde veio o destino?


 Fate é um sistema de RPG criado pela Evil Hat se não me engano, ele é de 2013 (tô meio atrasado né bicho), e só chegou aqui no Brasil em 2015 por um financiamento coletivo para sua tradução, que está ótima aliás.
 Para quem quiser adquirir os manuais, Fate e Fate acelerado, assim como uma penca de suplementos, pode ir no site da própria empresa, lá eles não so vendem os manuais físicos e em versões digitais como disponibilizam muitos em sua versão Pague o quanto quiser.


Código aberto, oi sumida


 Fate entra numa licensa que foi aderida a algum tempo atrás pelo 3d&t e pelo d&d, assim como vários outros sistemas, que salvaram esse nosso Hobbie amado, ela permite que nós possamos criar conteúdo no seu sistema, e isso faz com que nós possamos criar tanto conteúdo e que tudo seja tão vasto.

Clean, muito Clean, Average Clean, Holy Shit!!


 Fate e Fate acelerado, são sistemas que priorizam a interpretação e uma interação melhor dos jogadores com as histórias cenas, isso é feito através das Proezas e pontos Fate, que eles mesmos podem criar, seguindo algumas regras. Além disso o método de distribuição das Atitudes, que são os atributos do sistema, é incrivelmente fácil, a ficha se faz em bem menos de 5 minutos, tá, te dou 5 minutos para você fazer um personagem bem construidinho.

 Os sistema de consequências e Stress do meu ponto de vista, eleva um pouco o status do diferencial do sistema, e já estou usando em algumas mesas minhas mais pé no chão.



Pontos... negativos?


 Fate utiliza 4 dados fudge para suas rolagens, são dados com um sistema de "-" e "+", além de 0 para definir resultados de testes, isso faz com que testes possam ter resultados negativos também. Infelizmente, os dados fudge, ou dados fate, não são facilmente encontrados por aqui, e o sistema de contagem não me pareceu tão simples para se improvisar com dados comuns.
 Por sorte há roladores de dados na playstore e online mesmo, tudo free, o que salva o dia.

O sistema de recompensas de Fate não usa Xp, mas dá determinadas recompensas aos jogadores a cada marco de percusro, isso causou uma puta estranheza aos meus jogadores, mas vamos nos acostumar.

Mas o sistema é bom?

 Claro que é bom!! Nota: 4 ceifadores de 5.


Pósfacio


 Bem pessoal, espero que tenham gostado. Fiquem em casa, Fiquem com Deus e Fika a dika!!

Comente, compartilhe, siga o blog!!



Comentários