Dica de mestre: Lidando com desbalanceamento

 Eae, eae!! Salve, Salve pessoal!! Yarles Silva aque de volta para vocês!! E hoje vim lhes falar sobre como balancear melhor a sua mesa!!

Dragon Ball, um anime com todos os personagens...balanceados?


 Nas ultimas semanas as postagens do Ceifador RPGista vieram diminuindo, quem acompanha o blog de longa data deve ter presumido que algo aconteceu, vejam bem, agora eu tenho computador em casa, um notebook para ser mais preciso, e também tenho internet, que inclusive e boa pra caramba, mas não tenho mais tempo, trabalhando muito, chego bastante cansado e capoto sempre cedo, por isso estou tentando me acostumar devagar, estudando aos poucos e agora finalmente consegui um tempo para postar, mas sem mais delongas, vamos falar do que viemos falar não é?

Porque esse matéria?

 Tenho tirado um pouco do tempo da semana para continuar as mesas via wattsapp, e em uma delas estou mestrando Boku no Hero para o bom e velho 3d&t alpha, obviamente caiu como uma luva, e criei uma prova em que era necessário trabalhar em equipe e vencer um vilão para entrar na U.A, tudo estava indo bem e estava bem divertido, o grupo estava delegando tarefas e dando tudo de si, e então... um deles usou ataque especial gigante, subiu de escala, usou ataque múltiplo daquela regra que soma todos os ataques e mandou ainda se bem me lembro um parceiro e aliado, bem... não preciso nem comentar...

 A mesa inteira ficou nervosa e foi conversar com ele para não usar mais esse combo, pois os inimigos iriam vir muito fortes e a mesa inteira ia acabar pagando o pato. Ele entendeu e prometeu não mais usar, mas ai está, isso acendeu a ideia para essa postagem na minha mesa.

Problemas fantásticos e onde habitam

 Primeiro acho que devemos ver se não é o sistema que estamos usando que tem bugs e falhas, problemas no balanceamento de mecânicas e furos que permitem combinações malucas. Jogos digitais como League of Legends e Clash Royale recebem atualizações frequentes, geralmente para balancear mecânicas que apresentam problemas, no RPG de mesa geralmente temos de esperar o lançamento de uma nova versão, que geralmente demora...

 Achando os problemas de balanceamento ou furos do sistema em questão fica mais fácil resolvê-los, seja vetando uma regra, seja vetando uma classe,  nerfando uma mecânica, ou simplesmente conversando com seus jogadores e os explicando que seria melhor que não usem aquilo, em ultimo caso, deve-se trocar o sistema ou resolver não usar determinado complemento daquele sistema.

O poço

 Muitas vezes entretanto o sistema não tem furos, tem poços, são profundos demais e caso tente anulá-los acabará anulando o sistema, muitos jogadores falam "se tá na regra e pra usar"... então... fazer alguém imortal e mega poderoso em Daemon no primeiro nível, um executivo de Metal Gear em Cyberpunk e defesa absurdamente alta ou um garoto com 3 dragões parceiros e aliados mechas mágicos em 3d&t... não me parece ser para usar, e sim para evitar.

Você matou o boss com um hit de novo? ta vendo, nem dói mais



 O que pode acontecer muitas vezes é o poço ser o próprio sistema, seja porque ele não está sendo usado para jogar o que ele foi feito ou porque ele foi feito para os jogadores usarem o bom senso. Notem que estou falando até agora de balanceamento de Personagens dos Jogadores, de suas mecânicas, apelações, combos e não de balanceamento de inimigos e conflitos, isso deixo para uma próxima postagem.

Diga-me...você comba?

 Combos nunca vão sair da rotina de jogos que envolvam ação, ver determinada habilidade que se beneficiaria de outro está ai, não só no 3d&t, como no D&D e em Vampiro a máscara. O problema é quando esse combo te deixa acima de uma parcela da mesa, quando você destoa dela, não porque algum jogador não soube montar uma ficha bem e ficou para trás... mas porque você e seu estilo de jogo, quebrou a diversão da mesa...a mesa não é sobre matar o boss, nem concluir a aventura, por incrível que pareça, e para se divertir... e em grupo, se só um está se divertindo está errado, e o mestre tem de se divertir também ouviu?


Pósfacio

 Espero que tenham gostado!! Fiquem com Deus e Fika a dika!! Aliás... e fiquem em casa.
 
                                   
                                          Comente, curta, compartilhe, siga o blog!!

Comentários

  1. Em minha defesa, os 3 dragões fazem alusão do background da mesa kkkkkkkkkkkkkkkkk
    (Nunca mais apelei nesse nível)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bicho safado kkkkk, quanto e a passagem do Paulista/Centro? Combeiro safado

      Excluir
  2. M&M é outro exemplo de manual que precisa muito de bom senso tanto dos jogadores quanto do mestre. Combos absurdos seja invocando um exército de personagens, tendo todos os poderes do jogo com variável ou viajando no tempo com movimento, acaba deixando a criação de personagem cada vez mais restrita até o momento em que temos que ir para outro sistema até descobrirmos combos demais e isso se tornar um ciclo sem fim... Em fim, concordo, se divertindo tá bom

    ResponderExcluir

Postar um comentário